O Pix automático entrou em vigor nesta segunda-feira (16) e promete facilitar a vida de até 60 milhões de brasileiros que não possuem cartão de crédito. A nova funcionalidade permite o pagamento automático de cobranças recorrentes, como contas de luz, água, mensalidades escolares, serviços de streaming, academias e muito mais.
A autorização do cliente é feita apenas uma vez e, a partir disso, o sistema realiza os débitos automaticamente com base na periodicidade e nos valores definidos. O usuário pode ajustar os termos ou cancelar a cobrança a qualquer momento.
O Pix automático só é válido para pessoas físicas como pagadoras e empresas ou prestadores de serviços como cobradores. O pagamento periódico entre pessoas físicas, como mesadas ou salários de trabalhadores, é feito por outra modalidade, o Pix agendado recorrente.
Como vai funcionar:
A empresa envia um pedido de autorização de Pix automático ao cliente, que acessa a opção correspondente no aplicativo do banco ou da instituição financeira. Em seguida, o usuário lê e aceita os termos da operação, define a periodicidade da cobrança, o valor (fixo ou variável) e o limite máximo por transação. A partir da data acordada, os débitos passam a ser realizados automaticamente pelo sistema. A cobrança pode ocorrer 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive em feriados.
Segurança no Pix Automático:
Apesar da praticidade, o Pix automático exige cuidados. O principal risco está em golpes aplicados por empresas falsas, que enviam cobranças indevidas para contas de terceiros.
Para reduzir esse tipo de fraude, o Banco Central determinou regras específicas para as empresas que quiserem aderir à modalidade. Só poderão oferecer o serviço aquelas com mais de seis meses de atividade.
As instituições financeiras devem verificar:
- Dados cadastrais: CNPJ, CPF de sócios e outras informações da empresa;
- Atividade econômica: deve ser compatível com o serviço ofertado via Pix automático;
- Capacidade operacional: número de funcionários, capital social e faturamento;
- Histórico bancário: tempo de conta aberta, uso de outros meios de cobrança e frequência de transações.
Essas medidas ajudam a garantir mais segurança para usuários e empresas.