Com a chegada de mais de 13 mil novas doses da vacina Qdenga, a Prefeitura de Belo Horizonte ampliou os pontos de vacinação contra a dengue. Agora, serão mais de 90 centros de saúde aplicando o imunizante, número superior aos 54 pontos anteriores.
A vacina está disponível para crianças e adolescentes de 6 a 14 anos. Desde o início da campanha em fevereiro de 2024, cerca de 155 mil doses já foram aplicadas na capital mineira, sendo 109 mil como primeira dose e 46 mil como segunda.
Atualmente, a cobertura vacinal está em 48,9% para a primeira dose e 20,8% para a segunda, números ainda abaixo da meta mínima de 90% definida pelo Ministério da Saúde.
O esquema vacinal da Qdenga é composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Caso a criança ou adolescente tenha sido diagnosticado com dengue recentemente, é necessário aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Caso a infecção ocorra após a primeira dose, a segunda aplicação deve respeitar o intervalo mínimo de 30 dias.
Para a aplicação do imunizante é obrigatória a presença dos pais ou responsáveis. Também é necessário apresentar documento de identificação com foto ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de endereço e o cartão de vacinação da criança.
A relação completa dos centros de saúde você confere clicando aqui.