Começaram no sábado, 9 de agosto, as obras de nivelamento da Avenida João César de Oliveira, em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte. O bloqueio será realizado na pista no sentido Sede para Eldorado, em frente ao Complexo Hospitalar de Contagem, entre o quarteirão do Proma Brasil Automotiva LTDA e o Assaí Atacadista. A via é uma das mais movimentadas do município, com cerca de 59 mil veículos trafegando diariamente.
A intervenção integra o Sistema Integrado de Mobilidade de Contagem, projeto em andamento há cerca de 12 anos, com investimentos que ultrapassam R$ 1 bilhão. As obras de nivelamento visam adequar o pavimento às estações de ônibus, garantindo acessibilidade conforme a Lei Brasileira de Inclusão (nº 13.146/2015), possibilitando o acesso seguro e confortável de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.
Para minimizar os impactos no trânsito, a Prefeitura de Contagem utilizou um software de inteligência artificial (IA) para simular o fluxo de veículos e definir os desvios mais eficientes. O desvio principal será feito pela rua Haeckel Ben-Hur Salvador, seguindo até a praça Cinco, depois pela Avenida Alexandre Diniz Mascarenhas, retornando à avenida João César de Oliveira, permitindo aos motoristas continuar seus trajetos com menor impacto possível.
Confira nos mapas abaixo como vão ser os desvios em cada trecho durante as obras:
No sentido contrário, Eldorado para Sede, o tráfego seguirá normalmente sem alterações.
Com a interdição, dois pontos de ônibus localizados na avenida João César de Oliveira serão temporariamente desativados:
- Próximo ao número s/n, na altura da Isomonte
- Próximo ao número 4.321, próximo ao Assaí Atacadista
Para atender os usuários do transporte público, três pontos provisórios foram instalados:
- Rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 199, próximo à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico
- Rua Haeckel Ben-Hur Salvador, próximo ao nº 829
- Avenida Alexandre Diniz Mascarenhas, nº 220, próximo ao posto de gasolina
Toda a área da obra e os desvios serão devidamente sinalizados com faixas e indicações visuais para orientar motoristas, pedestres e usuários do transporte coletivo.
A Prefeitura orienta que, para evitar congestionamentos, sejam utilizadas rotas alternativas durante o período das obras. Aplicativos de navegação, como Waze e Google Maps, estarão atualizados com as mudanças no trânsito da região.
O prazo previsto para conclusão dessa etapa é de até seis meses, podendo sofrer atrasos em razão do período chuvoso previsto para outubro, que pode interferir no ritmo das obras.