O bairro Santa Tereza, na região Leste de Belo Horizonte, será palco de uma grande celebração cultural neste sábado, 19 de julho. Com entrada gratuita, o Festival Rango y Rolê acontece das 11h às 22h, na Rua Conselheiro Rocha, 1605 – Vila Dias, em frente ao tradicional Bar do Chico. A proposta do evento é ocupar o espaço público de forma criativa e afetiva, promovendo o encontro entre diferentes públicos por meio da arte, da música e da comida de rua.
Ao todo serão 20 expositores gastronômicos com pratos entre R$ 10 e R$ 30, o evento aposta na diversidade de sabores e na valorização de ingredientes regionais. Estarão presentes 10 estabelecimentos fixos (em barracas e food trucks) e 10 vendedores volantes com pipoca, algodão doce, doces caseiros, churros, maçã do amor, mingau, cachorro-quente, sucos naturais e muito mais.
Entre as opções do cardápio estão:
- Tropeiro da Cantina da Ju
- Cuscuz com banana da terra e picles de maxixe (Mama Café)
- Caldos e combinado árabe (Botequim Sapucaí)
- Pastéis criativos (Gastrô Pastelaria): de costelinha com barbecue, jiló com queijo e até “pastel burguer”
- Espetinhos da Espeteria Kojak
- Hambúrgueres gourmet (Extraordinário Food e Beer Truck)
- Fígado com jiló e carne de panela (Cristina Misk Truck)
A gastronomia vegana e vegetariana também marca presença com a foodtech Cogumelado, que leva ao público seu pão recheado com linguiça vegetal de cogumelo e batata chips.
A programação gastronômica ainda conta com a “Cozinha ao Vivo” da chef Beth Coutinho, semifinalista do Masterchef+ 2022 e especialista em comida mineira. A performance culinária será das 12h às 13h.
A programação artística é conduzida pelo coletivo do Festival Rolê, idealizado pela banda Graveola. O grupo sobe ao palco como anfitrião de um line-up eclético e vibrante, que inclui:
- Banda Tocaia (forró)
- Fanfarra Belina Orkestar (balkan brass)
- Roda da Vila Dias (samba)
- Kaique (pop contemporâneo)
- DJ Rita Maia, encerrando a noite com discotecagem animada
O Festival Rango y Rolê é fruto da união entre o Festival Rolê, realizado em Belo Horizonte, e o Festival Rango de Rua, originário de Varginha. A ideia é somar expertises e construir um evento coletivo que valorize a ocupação dos espaços urbanos com arte, afeto e acessibilidade.