Belo Horizonte recebe, nos dias 23 e 24 de agosto, a 10ª edição da Virada Cultural, evento que transformou a relação da cidade com seus espaços públicos ao promover 24 horas ininterruptas de arte e cultura. Realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, em parceria com o Instituto João Ayres, a edição comemorativa reúne uma programação diversificada e gratuita, com atividades para todos os públicos.
Durante o fim de semana, praças, ruas, viadutos e equipamentos culturais do hipercentro se tornam palco para apresentações de música, teatro, dança, circo, literatura, artes visuais, intervenções urbanas, cultura digital, audiovisual e performances.
Entre os locais confirmados estão a Praça da Estação, Parque Municipal, Viaduto Santa Tereza, Ruas Guaicurus, Bahia e Sapucaí, Praça Raul Soares e a nova Praça Fuad Noman, no Edifício Sulacap.
O Viradão Gastronômico também está de volta, oferecendo um roteiro especial por bares e restaurantes do hipercentro. Integrado à programação, o circuito gastronômico convida o público a saborear pratos criativos e petiscos inspirados na culinária mineira, em alguns dos estabelecimentos históricos listados pelo projeto “Bares com Alma”, da Belotur.
Ao longo de sua história, a Virada Cultural de BH já apresentou mais de 3.300 atrações, envolveu 18 mil artistas e atraiu um público estimado em 8,5 milhões de pessoas. Para a coordenadora da Fundação Municipal de Cultura, a edição de 2025 reafirma o papel do evento como plataforma de encontro, diversidade e diálogo social, fortalecendo a economia criativa e oferecendo oportunidades para artistas de diferentes trajetórias.
🔗 Mais informações: portalbelohorizonte.com.br/virada