Belo Horizonte comemora o Mês do Patrimônio Cultural com mais de 100 atrações gratuitas distribuídas por museus, centros culturais, praças e parques até o dia 30 de agosto. A iniciativa é promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, e está alinhada ao tema “Participação Social, Territórios e Sustentabilidade”, proposto pelo Iphan, reforçando a importância da preservação do patrimônio cultural.
A programação contempla atividades em todos os 17 centros culturais da cidade, no Arquivo Público, no Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado, além de ações do Circuito Municipal de Cultura. O público encontrará oficinas, rodas de conversa, apresentações musicais e de dança, mostras de artesanato, exposições e atividades interativas no Conjunto Moderno da Pampulha.
Entre os destaques, estão a valorização da capoeira, com aulas e eventos especiais, oficinas de forró e carimbó, contação de histórias e oficinas de bordado, tricô e crochê. O CRCP Lagoa do Nado apresenta a exposição “Jogo da Liberdade – A Capoeira em Belo Horizonte, Anos 60, 70 e 80”, celebrando mestres e capoeiristas da cidade.
O Conjunto Moderno da Pampulha recebe a oficina “Brota no Jardim”, no Museu Casa Kubitschek, e a ação “Jornada Nacional do Patrimônio Cultural”, promovida pelo Museu de Arte da Pampulha. Nos museus municipais do Centro, o público poderá visitar as exposições “Cidade Jardim – por meio de fragmentações”, no MIS-BH, e “Beagá Decô e Gráfica: do papel à cidade ao papel”, no Museu Histórico Abílio Barreto.
A agenda também traz momentos de reflexão, como a 29ª edição do projeto Expedições do Patrimônio, que neste ano será na Casa Rosada Gasmig Minas, e a palestra “Memórias de papel: o arquivo pessoal de Nelson de Senna”, no MHAB.
A programação completa você acessa no site: Portal Belo Horizonte.