A Prefeitura de Belo Horizonte convoca os aposentados e pensionistas aniversariantes de agosto para realizar a Prova de Vida 2025 até o dia 31/08. O procedimento é obrigatório para manter o recebimento regular do benefício, conforme previsto por lei. Caso o procedimento não seja feito até o prazo final, o pagamento será suspenso, sendo retomado apenas após a regularização e conforme os prazos de fechamento da folha salarial.
A prova de vida pode ser feita online, de forma simples e segura, pelo aplicativo gov.br, ou presencialmente, nas agências do Banco Bradesco, por meio de atendimento gerencial ou nos terminais de autoatendimento com leitura biométrica, de preferência entre os dias 11 e 25 de agosto.
Como fazer a prova de vida digital:
Para usar o app gov.br, o beneficiário precisa ter:
- Cadastro de biometria no TRE ou Detran;
- Conta ativa no gov.br.
Passo a passo:
- Acesse o app gov.br no celular;
- Toque em “Prova de Vida” (caso esteja pendente);
- Autorize o processo;
- Faça o reconhecimento facial com a câmera do celular;
- Verifique a mudança de status para “autorizado”.
Atendimento presencial:
No Bradesco, a prova pode ser feita com biometria, retirando o comprovante no próprio equipamento. Para pensionistas menores de 18 anos, é obrigatório o acompanhamento de pai, mãe ou responsável legal.
Casos especiais:
Quem estiver impedido de comparecer por questões médicas, morar no exterior ou for legalmente incapaz deve acessar o Portal da PBH para conferir os procedimentos específicos, no menu “Acesso Rápido > Prova de Vida”.
A prova de vida é exigida anualmente no mês de aniversário. Até o fim do ano, cerca de 22 mil beneficiários devem ser convocados.
A PBH reforça que não realiza ligações ou solicita dados bancários por telefone ou aplicativos de mensagem.