O Festival Acessa BH chega à sua 5ª edição entre os dias 5 e 28 de setembro de 2025, consolidando-se como o maior evento dedicado à cultura DEF no Brasil. Com mais de 30 atrações gratuitas, a programação reúne espetáculos, cinema, videoclipes, oficinas, debates e lançamentos de livros, reforçando a força, a criatividade e a pluralidade da produção artística de pessoas com deficiência.
Nesta edição, Belo Horizonte recebe artistas de nove estados brasileiros e do Reino Unido, em parceria inédita com a DaDa, organização britânica referência em artes para pessoas com deficiência, e a ZU-UK, companhia com mais de duas décadas de atuação em performances imersivas. Entre os destaques internacionais está a artista Dora Colquhoun (RU), que apresenta a performance “That’s Why Deers Run”.
A programação também valoriza a diversidade regional, com a presença de artistas da Amazônia, trazendo ancestralidade, território, memória e feminilidade em suas performances.
O cinema ganha espaço de destaque com sessões acessíveis em Libras, legendas e audiodescrição. Entre os destaques está a primeira exibição em Belo Horizonte do filme “Ainda Estou Aqui” (2024), de Walter Salles, vencedor do Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, marcada para 16 de setembro no Cine Humberto Mauro.
Programação de Cinema – Festival Acessa BH 2025:
- 07/09 (domingo), 18h – Cine Sesc Palladium: Mostra de curtas “Nunca Me Viram Gritar” (SP), “Depois Vem o Silêncio” (PR) e “Zagêro” (RS). Antes, exibição do videoclipe “L’Automne Amoureux”.
- 16/09 (terça-feira), 19h – Cine Humberto Mauro: Filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, com comentários de Ademar Alves Jr. e Sara Paoliello. Exibição prévia do videoclipe “Nem Um Som Sequer”.
- 17/09 (quarta-feira), 19h – Cine Humberto Mauro: Filme “Nem Toda História de Amor Acaba em Morte”, de Bruno Costa, seguido de debate com Ademar Alves Jr. e Ivone Makhoul. Exibição prévia do videoclipe “Liberdade”.
Todas as sessões são gratuitas, com retirada de ingressos 1h antes em cada espaço (Palácio das Artes e Sesc Palladium).
O Festival Acessa BH conta com patrocínio da Cemig, Instituto Cultural Vale, Instituto Unimed-BH, Itaú Unibanco, entre outros apoiadores.






