A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) abriu nesta segunda-feira (18) as inscrições para a primeira edição do vestibular seriado, modalidade adicional de ingresso nos cursos de graduação. O processo, referente ao ciclo 2025-2027, terá inscrições abertas até 19 de setembro, exclusivamente pelo site da Diretoria de Processos Seletivos (Copeve).
A prova da Etapa 1 está marcada para 14 de dezembro e será voltada aos conteúdos programáticos da 1ª série do ensino médio, conforme definido pelo Documento Norteador elaborado pela Comissão Estrutura das Avaliações
O vestibular seriado é aplicado em três etapas consecutivas, uma a cada ano, permitindo que estudantes façam avaliações progressivas ao longo do ensino médio. Ao término do ciclo, a combinação das notas obtidas definirá os aprovados. O modelo, já utilizado em instituições como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), coexistirá com o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), baseado no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Podem participar estudantes do ensino médio regular, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou egressos que já tenham concluído a etapa, sem restrição de tempo. Inscrições de “treineiros” não serão aceitas.
A taxa de inscrição é de R$ 150. Têm direito à isenção integral os candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), enquanto alunos de escolas públicas e bolsistas integrais de instituições privadas terão 50% de desconto, independentemente de renda. O pedido deve ser feito entre 18 e 27 de agosto, pelo site da Copeve.
As provas serão aplicadas em Belo Horizonte, Montes Claros, Betim, Contagem, Nova Lima, Ribeirão das Neves e Santa Luzia. A expectativa é que, em 2028, cerca de 30% dos novos alunos da UFMG ingressem por meio do seriado, que abrangerá 94 cursos de graduação. As vagas estarão sujeitas às mesmas regras de cotas aplicadas no Sisu.
De acordo com a reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida, o novo modelo busca ampliar as alternativas de acesso à universidade e fortalecer a inclusão: “O Seriado UFMG materializa o esforço da Universidade em diversificar suas formas de ingresso e contribuir para ampliar a inclusão dos estudantes das escolas públicas no ensino superior público”.
O conteúdo das provas será orientado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG). Para esta primeira etapa, foram indicadas como leituras e referências: o romance “Memórias de Martha”, de Julia Lopes de Almeida; a canção “Principia”, do rapper Emicida; e o conjunto de autorretratos “Pão e circo”, do artista Paulo Nazareth. O candidato deve optar por língua estrangeira (inglês ou espanhol) no ato da inscrição.
Mais informações, edital completo e documentos obrigatórios estão disponíveis nos portais do Seriado UFMG e da Copeve que você acessa clicando aqui.





