More
    Você está em:Agenda CulturalFesta da Luz 2025 ilumina o centro de Belo Horizonte

    Festa da Luz 2025 ilumina o centro de Belo Horizonte

    Entre os dias 14 e 17 de agosto, Belo Horizonte será palco da 4ª edição da Festa da Luz, um dos principais festivais de arte pública e tecnologia do Brasil. Com o tema “Culturas Urbanas”, o evento gratuito ocupa pontos estratégicos do baixo centro da capital mineira, incluindo a Praça da Estação, Viaduto Santa Tereza, ruas Aarão Reis e Sapucaí, além dos edifícios Sulacap e Sulamérica.

    A programação reúne 13 instalações luminosas e diversas performances que destacam as manifestações culturais das ruas, como hip-hop, graffiti, funk e dança urbana. Artistas locais e nacionais unem arte contemporânea, arquitetura e cultura popular em obras que celebram a força criativa das periferias.

    Entre os destaques estão as instalações da Criola, que exalta a ancestralidade negra e o sagrado feminino; a grafiteira Bolinho com seus personagens marcantes; e Francine de Paula (Dpaula), que traz influências do hip-hop. O arquiteto Rafael Cançado, conhecido como Homem Gaiola, apresenta uma instalação imersiva em LED e laser mapping, enquanto o Coletivo Levante, do Aglomerado da Serra, traz um olhar comunitário às obras urbanas.

    No Viaduto Santa Tereza, o túnel de luz “FOCO”, de Ricardo Bizafra, chama atenção com dez arcos infláveis, e a instalação interativa “Reflexões”, de VJ Bah, projeta imagens do público em tempo real. O Museu de Artes e Ofícios recebe a obra “O Invisível Suspenso”, do italiano Carlo Bernardini, que utiliza fibra óptica para criar formas mutáveis.

    Além das exposições, o festival mantém tradições como o Duelo de MCs, que celebra 18 anos de batalhas de versos no Viaduto Santa Tereza, e apresenta o Velha Guarda do Soul, que revive os bailes black dos anos 1970. A programação também inclui o Trovão Tropical – Carrinho Projetor, Na Régua – Cortes na Barbearia da Rua Tamóios, o Arrastão Samba D’ouro e o Karaokê da Bia.

    A Festa da Luz reafirma seu compromisso com a democratização do espaço público e a valorização das culturas urbanas e periféricas como tecnologias de convivência, memória e futuro”, destaca Juliana Flores, diretora artística e curadora do festival. O evento tem o apoio da Cemig, maior incentivadora da cultura em Minas Gerais.

    Festa da Luz ilumina Belo Horizonte com arte, cultura e música - SouBH

    Para mais informações e programação detalhada, acesse o Instagram oficial do evento.

    ÚLTIMOS POSTS