A partir desta segunda-feira, 14 de julho, as linhas do transporte coletivo convencional e suplementar de Belo Horizonte irão operar com o quadro de horários de férias escolares, a medida válida até o dia 1º de agosto. A decisão da Prefeitura de Belo Horizonte acompanha o período de queda na demanda de passageiros por causa das férias escolares e trabalhistas.
De acordo com a BHTrans, todas as 289 linhas convencionais e 24 linhas suplementares que operam em dias úteis passarão a adotar o quadro de horário do tipo “férias de julho”. Porém, para 76 linhas convencionais e 8 suplementares, não haverá mudança em relação ao quadro atual.
As informações específicas de cada linha podem ser consultadas:
- Dentro dos ônibus,
- Nas estações de integração,
- E no Portal da PBH.
Segundo a prefeitura, essa adequação do serviço acontece em dois momentos do ano: janeiro e a segunda quinzena de julho, quando há maior redução de circulação de estudantes e trabalhadores. A expectativa é que, neste período, a oferta de viagens caia 7,3% em relação a dias úteis comuns. Serão mantidas cerca de 22,5 mil viagens por dia útil, em comparação com a média habitual de 24.298.
É importante ressaltar que aos sábados e domingos a oferta de viagens segue inalterada. Além disso, a BHTrans reforça que o monitoramento da demanda será contínuo e, caso necessário, ajustes operacionais poderão ser realizados.