More
    Você está em:MIX NewsAvança projeto para retomada da navegação turística na Lagoa da Pampulha

    Avança projeto para retomada da navegação turística na Lagoa da Pampulha

    A Prefeitura de Belo Horizonte recebeu, nesta terça-feira (8), representantes da Capitania dos Portos Fluviais de Minas Gerais para uma visita técnica à Lagoa da Pampulha. O objetivo foi avaliar as condições de navegabilidade e discutir os próximos passos para a retomada das atividades náuticas e turísticas no local.

    A equipe da Marinha percorreu toda a extensão da lagoa a bordo da balsa usada nas atividades de manutenção. Durante o trajeto, foram apresentados os contratos, métodos e os avanços obtidos pela PBH nos últimos anos em relação à limpeza e conservação do espelho d’água, que compõe o Conjunto Moderno da Pampulha,  patrimônio mundial reconhecido pela Unesco.

    A visita integra uma iniciativa da PBH que busca reativar o uso turístico e esportivo da lagoa, por meio da criação de um grupo de trabalho intersetorial, formado por órgãos como a Secretaria Municipal de Obras, Fundação Municipal de Cultura, Secretaria de Esportes, Políticas Urbanas, Guarda Municipal, entre outros.

    O grupo atua na construção de um marco regulatório e operacional para garantir que as futuras operações estejam de acordo com as exigências legais e normas de segurança. Além disso, está prevista uma cooperação com a Capitania dos Portos para capacitar servidores e garantir a legalidade das atividades.

    Ao final da visita, os técnicos da Marinha consideraram a proposta viável, destacando o compromisso da PBH com a qualidade ambiental da lagoa e sua potencialidade para o turismo sustentável.

    A diretora de Manutenção de Bacias da Secretaria Municipal de Obras, Ana Paula Fernandes, reforçou que o próximo passo será a elaboração das normas para regulamentar as atividades náuticas, com apoio técnico da Capitania dos Portos.

    A iniciativa representa um novo capítulo na valorização da Lagoa da Pampulha enquanto espaço público, turístico e cultural, e reforça seu papel simbólico como um dos grandes cartões-postais da cidade.

    ÚLTIMOS POSTS