O Governo de Minas anunciou a abertura de um novo ciclo do Programa de Formação de Examinadores de Trânsito. A iniciativa vai oferecer 420 vagas para qualificar profissionais que irão atuar nas bancas avaliadoras de candidatos à CNH (Carteira Nacional de Habilitação), além de atualizar o quadro atual de examinadores.
O curso será voltado à atuação nos processos de habilitação, renovação e reabilitação de condutores. Segundo a Seplag-MG, a formação vai priorizar critérios de segurança, qualidade e humanização nos exames práticos de direção.
As inscrições vão de 20 de maio a 5 de junho, pelo site da Escola de Governo da Fundação João Pinheiro. Podem se inscrever professores efetivos da rede estadual de ensino que atuam nas superintendências regionais A, B e C da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, 20 vagas são destinadas a servidores do CET-MG (Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito).
Com carga de 220 horas-aula, o curso inclui conteúdos teóricos e práticos, avaliação psicológica pedagógica, frequência mínima de 75% e exigência de aproveitamento de pelo menos 70% em cada módulo.
Desde setembro de 2024, a função de examinador de trânsito passou a ser exercida por professores da rede estadual, em substituição à Polícia Civil.
Outras informações podem ser consultadas no site da CET-MG.





